• Dra Debora Rosa

Ecoabsorventes - Copinho x Disco menstrual x Absovente de pano x Calcinha menstrual

Antigamente nossas sábias avós usavam o paninho para coletar o sangue menstrual, nossas ancestrais menstruavam juntas na tenda da lua vermelha ofertando seu sangue diretamente para terra para fertilizar a terra e ter boas colheitas, até que a revolução industrial chegou para nos adoecer. Entre vários venenos vendidos em caixinhas como sinônimo de praticidade e solução de todos os problemas, vieram os absorventes descartáveis. Além de demorar muitos anos para se decompor na natureza, 10mil absorventes na vida 150kg, eles trazem diversos problemas de saúde para a mulher. Como a irritação e alergia na vulva, se absorvente interno absorve toda a umidade natural da vagina desregulando o PH e predispondo a infecções vaginais, o algodão alvo dos absorventes passam por processos de clareamento com produtos tóxicos, se pensarem no algodão natural ele não é branquinho, é bege, que aumentam o fluxo menstrual, claro a indústria precisa vender mais absorventes, porque não fazer aumentar o fluxo menstrual da mulher e ela comprar mais e mais absorventes? E também aumentam a cólica, perfeito agora, indústria farmacêutica também agradece porque lucra na venda dos remédios, é essa a indústria que temos da doença.

Retomar as formas de coletar o sangue menstrual e o direto contato com a menstruação é empoderador. Existem várias opções, como os absorventes de pano, calcinha absorvente, copinho e disco menstrual. Os absorventes de pano e calcinhas podem ser lavados no chuveiro após o uso ou enxaguar e lavar na máquina de lavar (sugiro guardar a água do primeiro enxague para plantar a lua) e depois lavar normalmente como se lava calcinha quando vaza o sangue (quem nunca vazou sangue com absorvente descartável e conseguiu lavar com tranquilidade a calcinha?) é a mesma coisa. O copinho e disco menstrual dura de 2 a 3 anos e deve ser esterilizado na água quente no início e/ou final da menstruação, como preferir.

O copinho varia de tamanho dependendo da marca e da textura do material, só usando para saber se gosta ou não. Precisa fazer vácuo para colocar, sugiro passar o dedo entre a parede vaginal e o copinho para certificar que não há dobras e quando retirar com o dedo indicador na vagina apertar a lateral para entrar ar e tirar o vácuo e puxar. Tem marcas que oferecem 2 tamanhos, o A para mulheres maiores que 30 anos ou com filhos e o B modelo menor.

O disco menstrual tem 3 tamanhos, medido com o dedo na vagina, de preferência durante a menstruação que o colo é mais baixo, e vê quanto do dedo entra, se entrar somente o terço superior do dedo o tamanho é P, se entrar 2/3 do dedo é M e se entrar o dedo todo é G. Tem colorido chamado de unicórnio ou transparente, eu prefiro transparente por não ter corante, apesar de achar o colorido uma fofura.

#calcinhamenstrual #copinho #absorventedepano #discomenstrual

39 visualizações
Consultórios
Consulta Online
Rio de Janeiro, Leblon
São Paulo, Higienópolis
Contato
(21) 99786-0221
Redes Sociais
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now