• Dra Debora Rosa

Ginecologia Natural - Ancestralidade Contemporânea

O que é Ginecologia Natural? Ela é muito antiga, parou um período c a medicalização da saúde e está retomando. A GN não é tratar alguma doença com ervas, é muito além disso. Senão sai de uma caixa de remédio alopatico e entra em outra caixa de remédio natural. A GN tem conceito diferenciado sobre o que é saúde. Saúde é bem estar físico, mental e energético e qualidade de vida. Como conseguimos saúde? Principal é a alimentação e equilíbrio mental. O stress é um grande causador de doenças, reparem que se um mês teve uma carga de trabalho maior a TPM e a cólica vai refletir toda essa carga energética criada e os sintomas virão mais intensos. Alimentação, alguma semana que a gente coma muito doce ou farinha nossa vagina grita. Tratar os sintomas da doença é muito fácil toma um remédio que vai melhorar, a alopatia trata os sintomas mas não vai curar verdadeiramente a doença, vai voltar e fica uma sucessão de tratar sintomas se não for na raiz.

A formação médica de todas as universidades do Brasil, hoje, é alopática, em busca da doença e não do bem-estar do paciente. A busca do médico pela ginecologia natural é uma desconstrução e enxergar que essa medicina tradicional alopática, patriarcal e hierárquica não faz mais sentido. A ginecologia natural tem como pilares o auto-conhecimento e a autonomia.

A GN tem alguns princípios muito importantes. O primeiro chamo de ginecologia consciente. O médico ser um instrumento de conhecimento técnico, eu não tenho q saber o que é melhor para vcs, eu tenho que ter o conhecimento técnico, afim eu estudei 12 anos para isso, fazer o diagnóstico e explicar as opções viáveis de tratamento. A medicina nunca tem somente uma forma de tratar, existe pq um leque de opções de tratamento e a mulher escolhe junto ao médico. Porque o médico não pode passar as opções para vcs e a gente tomar uma decisão conjunta? Hoje em dia o médico fala, toma esse remedio e pronto. Pq a pessoa não pode escolher o que é melhor para ela? A propria pessoa é a melhor para saber o que e adequado, ao longo da vida pode ter feito um certo tratamento que não teve bom resultado. A mesma erva pode ter resultado incrível para alguém e para outra pessoa não fazer efeito. Cada organismo é diferente e responde de forma diversa. Podemos buscar a causa juntas, vc fez alguma coisa diferente? Sugerir algumas causas q podem ter causado, incluir a paciente na busca da causa e tratamento.

O movimento da obstetrícia da humanização da decisão compartilhada já começou há um tempo mas o resto da medicina não. Continua o padrão vc vai fazer esse tratamento pq eu mando, quem sou eu para mandar na paciente o que ela vai fazer ou não vai? A GN oferece tratamentos naturais num primeiro momento na maioria dos casos, mas cada mulher sabe o momento de vida que está passando, se em um momento pontual não conseguir focar tanto no auto cuidado, estou numa rotina q não quero tomar chá 3x por dia, tudo bem, ela não tem q ser discriminada por isso, quem sou eu para julgar? Cada uma tem seu momento de falar agora estou tranquila, vou olhar p mim, procurar algo do sagrado feminino, é uma forma mais respeitosa de ver o ser humano. A pessoa sabe o q está vivendo, quem sou eu p julgar nossa vc não está fazendo um tto natural que absurdo. a GN é tomar uma decisão consciente é respeitar a decisão da mulher de verdade.




#ginecologianatural #consulta

121 visualizações
Consultórios
Consulta Online
Rio de Janeiro, Leblon
São Paulo, Higienópolis
Contato
(21) 99786-0221
Redes Sociais
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now