• Dra Debora Rosa

SOP -Síndrome dos Ovários Policísticos

SOP é uma sd de anovulação crônica, que acomete 5% a 10% da população feminina em idade fértil. A maioria dos diagnósticos são errados, então se vc tem o diagnóstico de SOP, principalmente se foi feito na adolescência, eu sugiro rever.

DIAGNÓSTICO DE SOP

Critérios de Rotterdam na linguagem simples

Tem que ter 2 dos 3 critérios:

a) menstruar menos que 6x por ano

b) ter muitos hormonios masculinos

hiperandrogenismo clínico : hirsutismo (muitos pelos em lugares estranhos), acne (que não

melhora com tratamento dermatologico, não são aquelas espinhas comuns na adolescência), alopecia androgenica (queda de cabelo podendo ter áreas carecas), exame de sangue mostrando aumento dos hormonios masculinos

c) Ultrassom assim que acabar de menstruar com 12 ou mais folículos ("cistos") de até 9mm diâmetro e volume ovariano aumentado (>10 cm3) . Além disso devem estar na periferia e o centro do ovário com imagem densa. E se na ultra aparecer um unico folículo maiorzinho ("cisto") ou se já tenha ovulado não serve o exame, tem que repetir no próximo ciclo.

Então nas milhões de vezes que aparece no laudo da ultra ovários micropolicisticos não me diz nada, olha qtas características tem que ter para pensar em SOP.

E mais... Tem estudos falando que o diagnóstico se for em adolescentes deve preencher TODOS os 3 critérios acima sem faltar nenhum e outros estudos que ainda adiciona o critério de resistência insulínica mostrada por acantatose nigricans (mancha escura no pescoço, nuca ou virilha); obesidade abdominal (pessoa que engorda na barriga) ou exame de sangue que toma um suco muito doce mostrando intolerância à glicose . Ah e o mais importante, antes de achar que é SOP tem que dosar vários hormônios para ter certeza que não é outras doenças que apresentam os mesmos sintomas.

Tratamento da sop

Pela ginecologia tradicional

modificação do estilo de vida, estimulo ao aumento da atividade física diária, redução do estresse e dieta nutricional adequada.

Caso não melhore, avaliar remédios como inositol, metformina e espironolactona

Reparem que os estudos não indicam a pílula como primeira opção, mas na prática é prescrita para tantas meninas tão novas que nem transaram ainda que não precisa de contracepção (afinal anticoncepcional não se chama antisop, é anti concepção) e que ainda por cima não fecha diagnostico de SOP, na maioria é só imaturidade do eixo hormonal que ao longo do tempo vai regular a menstruação naturalmente.

Pela ginecologia natural, oriento a parte natural de habitos e alimentação de forma muito detalhada, MAIS trabalhar causa emocional, fitoterapia, aromaterapia, mocha, vaporização, ancestralidade ...

#SOP

124 visualizações
Consultórios
Consulta Online
Rio de Janeiro, Leblon
São Paulo, Higienópolis
Contato
(21) 99786-0221
Redes Sociais
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now