• Dra Debora Rosa

Menarca - A primeira menstruação

A menarca é a primeira menstruação da mulher, lindo rito de passagem da infância para fase reprodutiva. Deveria ser um momento lindo e comemorado, mas como comemorar nesse mundo que as meninas quando menstruam e desenvolvem o corpo durante a puberdade, ganham uma sarrada no ônibus, ameaças de abusos de entes de dentro de casa e na rua, estupro, tem tribos que cortam os cabelos das meninas como forma de castigo, ganham a responsabilidade total, da parte dela e da que deveria ser do homem de não engravidar, a obrigação de tirar os pelos que começam a ser problematizados e considerados desleixo ou de mulher suja. Como ela vai lidar com a menstruação se desde sempre escutou as mulheres da família não amando suas menstruações e seus corpos, reclamando de cólicas homéricas e TPM. Que tal cuidarmos desse momento com leveza, ensinando as meninas a plantarem sua lua e a lindeza dessa nova fase da vida.

Os primeiros anos de menstruação geralmente tem ciclos irregulares, podendo ficar meses sem menstruar. Todo começo de processos é lento, de aprendizagem e amadurecimento, como quando um bebê começa a andar, vai bem devagar. Na menarca o organismo vai aprender a menstruar, inicialmente devagar, com ciclos mais longos, comandados por um eixo hipotálamo-hipófise-ovários ainda imaturo, principalmente nos dois primeiros anos da menacme. Quando o eixo amadurece, os ciclos se regulam, podem ficar reloginho com todos os ciclos criteriosamente com a mesma duração, de 28 em 28 dias, mas o normal é somente menstruar com regularidade, em linhas gerais todo mês, podendo ter variações de alguns dias sem nenhum problema, afinal nosso ciclo está diretamente relacionado com nosso mental que convenhamos, é altamente variável ao longo do mês, porque a menstruação também não seria? Há grande dificuldade as mulheres aceitarem seus ciclos, se atrasar ou adiantar um pouco já acham que estão doentes, é uma visão que impõem às mulheres para estigmatizar sempre a fisiologia em doenças.

Vamos observar o outro extremo da vida reprodutiva, o climatério, período que antecede a menopausa, apresenta também irregularidade menstrual fisiológica pela duração igual do início da vida reprodutiva, ao longo de dois anos com ciclos irregulares pela diminuição de folículos produtores de hormônios da mulher. Este período já é mais aceitável como fisiológicos e não há tanta aflição, como no início da fase reprodutiva, em ter que sempre ser um reloginho, afinal não somos máquinas ajustáveis. Os médicos não tentam a qualquer custo regularizar os ciclos nesta fase, já veem com normalidade essa irregularidade.

Na menacme a maioria das mulheres chegam ao consultório com o pensamento que seus ciclos não são regulares, que tem algum problemas porque tem variações pequenas, e muitas vezes são prescritos hormônios em forma de pílulas para mulheres até que não precisam de anticoncepção somente para ficar com sangramento com duração exata sempre.

#menarca

5 visualizações
Consultórios
Consulta Online
Rio de Janeiro, Leblon
São Paulo, Higienópolis
Contato
(21) 99786-0221
Redes Sociais
  • Instagram
  • YouTube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now